Sorocaba: o imperador da música sertaneja

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

É inegável o sucesso da música sertaneja no Brasil. Não é novidade que o gênero, seja com seus segmentos mais modernos, como o sertanejo universitário, ou com artistas já tradicionais, domina paradas e agrega multidões. Mas dos diversos artistas, cantores e produtores, há um em especial que se destaca. Fernando Fakri de Assis, o Sorocaba da dupla Fernando & Sorocaba, é, além de artista, um empreendedor de sucesso.

Sorocaba, que ganhou esse apelido devido à cidade de mesmo nome no interior de São Paulo onde cresceu, faz mais de 200 shows ao ano com seu parceiro Fernando Zorzanello, é compositor, produtor, e ainda agencia nomes como Luan Santana, Marcos e Belutti, Thaeme e Thiago. Já produziu artistas consagrados da música sertaneja, como a dupla Chitãozinho e Xororó, e compôs mais de 300 músicas. O hit "Meteoro da Paixão", aliás, que lançou Luan Santana, foi escrito por Sorocaba. Essa e outras composições fizeram dele o segundo autor com mais rendimento em 2013, segundo o Ecad, órgão responsável por distribuir os valores pagos pelos direitos autorais.

No ranking do Ecad, Sorocaba só perde para o autor de “Ai se eu te pego” (que devido a um processo na justiça continua indefinido), e supera nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Djavan, além de artistas que estouraram nos últimos anos, como Thiaguinho e Anitta. Os ganhos dos direitos autorais ainda se juntam aos estimados 40 milhões ao ano de faturamento da dupla Fernando & Sorocaba.

A razão de tanto sucesso pode ser atribuída ao estilo de empreender: desde o início, Sorocaba trata a carreira como negócio. É dele o registro da dupla Fernando & Sorocaba, e os seus parceiros, desde a criação, em 2005, são na verdade seus funcionários. O "Fernando" da dupla atualmente é, na verdade, uma coincidência: quando o nome foi criado, foi baseado apenas em Sorocaba. Ele é, ao mesmo tempo, o Sorocaba e o Fernando.

Sob o comando de Sorocaba, a dupla virou marca e ganhou uma gravadora independente, a FS Produções Artísticas, e uma fundação para projetos sociais, a FS Premium. Um único show da dupla pode arrecadar até 300 mil reais, e o lucro vira investimentos: as apresentaçoes contam com telões de LED, projeções em 4d, e uma esfera inflável que transporta os integrantes para o meio da plateia. Mas investir no projeto sempre foi a intenção de Sorocaba. "Às vezes, no começo da carreira, um tem a vontade de investir, o outro de comprar jóias", ele afirma. Com quase 10 anos de carreira, Sorocaba ainda se enquadra no primeiro caso.

Quando perguntado por uma reportagem da Tv Record qual o segredo do sucesso, Sorocaba respondeu apenas "Amar o que você faz", mas admite que já passou mais de 4 anos sem tirar férias e que está tão focado no trabalho que não tem namoradas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares